Mato Grosso recebe, entre os próximos dias 12 e 16 de agosto, o Salão Latino-Americano de Produção Criativa, evento que tem o objetivo de conectar e fortalecer as produções de cinema independente do Brasil, República Dominicana e Haiti. O projeto foi selecionado no Edital Viver Cultura, da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer, e contará com conversas sobre a indústria cinematográfica, mostra de filmes, oficina e consultoria para projetos selecionados. As atividades ocorrerão no Cineclube Coxiponés, localizado na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.
A programação é gratuita e aberta ao público. Somente a Oficina de Produção Criativa que precisa de inscrições prévias. A atividade terá conteúdos sobre desenvolvimento de projetos e produção cinematográfica, e as inscrições devem ser feitas online no site da secretaria até 01 de agosto.
A oficina é voltada para produtores e diretores que estejam desenvolvendo o primeiro ou segundo projeto de longa-metragem de ficção ou documentário. Entre os participantes, 20 projetos de Mato Grosso serão selecionados para ter aulas focadas em produção de cinema, e cinco deles consultoria para o desenvolvimento das propostas. Além dos mato-grossenses, um participante da República Dominicana e um do Haiti também participam da assessoria, de forma online.
Os especialistas convidados são Gabriela Maire, Affonso Uchoa, Rodrigo Sarti e Daniela Marinho, reconhecidos pela atuação na produção cinematográfica latino-americana e brasileira. Outras informações e o currículo dos especialistas podem ser consultadas no Instagram da Rede Independente de Cinema – LA Fuente, rede latino-americana de produtores de cinema emergentes, que realiza o Salão Latino-Americano de Produção Criativa.
Além do Governo de Mato Grosso, o evento conta também com o apoio da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV), DocsMX, Sebrae-MT e Cineclube Coxiponés.