Motoristas profissionais já podem procurar os sindicatos e as associações que representam a categoria para adesão ao Vigia Mais Motorista, programa da secretaria estadual de Segurança Pública que disponibiliza um sistema de comunicação direta entre os trabalhadores e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública. Além de motoristas por aplicativo, o programa atende caminhoneiros, taxistas e mototaxistas. Após cadastrados, os condutores receberão capacitação sobre a utilização do aplicativo e do botão do pânico físico.
Para a habilitação no programa, os motoristas devem entrar em contato com seus representantes, que são responsáveis por enviar as documentações necessárias à secretaria estadual. Durante o cadastro, é preciso preencher um formulário e enviar a documentação do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação do condutor. Após o procedimento e o treinamento, os profissionais estarão aptos a utilizar a ferramenta.
As câmeras do Programa Vigia Mais MT estão integradas à plataforma, mostrando as características do veículo e de seus ocupantes, o que facilita a comunicação com os policiais durante uma ocorrência.
O aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, permite chamadas pelo botão de emergência e chat para comunicação com o operador. Após o acionamento do botão, o motorista tem cinco segundos para cancelar, em caso de engano. Após esse tempo, uma viatura é acionada para o local.
Outra opção é um botão de pânico semelhante ao utilizado por mulheres vítimas de violência sob proteção judicial e nas escolas da rede estadual de ensino. Além disso, a Sesp estuda implantar comando de voz à plataforma, com cadastramento do usuário e uma palavra-chave individual, que terá a mesma função do botão de emergência.
O superintendente do Ciosp, delegado Claudio Álvares Sant’Ana, destaca que este programa do governo do Estado é inovador no país, proporcionando contato direto entre os condutores e o centro de operações das polícias. “Os trabalhadores podem se comunicar diretamente com o operador de videomonitoramento pelo Vigia Mais Motorista, que exibe a localização do veículo em tempo real e permite o envio de uma viatura ao local, sem necessidade de intervenção da plataforma de mobilidade utilizada pelo condutor”, afirmou, através da assessoria.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.