O Projeto Piano Gente da secretarial de Educação na Rede Estadual de Ensino, será reiniciado no dia 30 de agosto, quando as aulas serão retomadas. O pianista Arthur Scharnesky, acompanhado do saxofonista Jucimar Vidal, além de uma bailarina-coreógrafa, está se apresentando em 50 escolas estaduais localizadas nas 13 Diretorias Regionais de Educação.
O Projeto Piano Gente é realizado pela secretaria por meio do Projeto Educarte e continuará fazendo apresentações até o mês de outubro com uma proposta de levar a música erudita, representada pelo piano, aos estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Além de uma ferramenta de formação cultural, o projeto é uma oportunidade, segundo a secretaria, de oferecer lazer educativo nas escolas públicas. O objetivo do Piano Gente é despertar o lado artístico dos estudantes e abrir caminhos para que visualizem a música como uma possível trajetória profissional.
A Seduc espera que o piano, sendo um instrumento historicamente associado às salas de concerto, ao ser introduzido no contexto escolar público, desempenhe um papel de democratização da música erudita.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que com objetivos claros e metas definidas, o Projeto Educarte, por meio do Piano Gente, busca estabelecer uma nova relação dos estudantes com a música, particularmente com o piano. “A ideia é que, por meio do contato direto com o instrumento, as crianças e adolescentes possam desenvolver habilidades musicais, além de fortalecer seus conhecimentos em história da música e apreciação artística”, disse Alan.