PUBLICIDADE

Duas captações de órgãos são realizadas em Mato Grosso e vão ajudar cinco pacientes

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde realizou no final de semana, dois processos de captação de órgãos no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. Com a solidariedade da família de dois doadores, cinco pacientes de três outros estados terão novas chances de vida.

A primeira captação foi realizada com o apoio de equipes do Distrito Federal. O procedimento possibilitou a doação de dois rins, que irão beneficiar dois pacientes do Rio Grande do Sul. A segunda captação foi realizada com o apoio de equipes do Paraná. A captação permitiu a doação de um fígado e dois rins, que irão beneficiar mais três pacientes do Paraná, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul.

A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e a logística para a execução do procedimento teve o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que o empenho das equipes envolvidas foi fundamental para a realização das duas captações em um curto espaço de tempo. “Recentemente, Mato Grosso efetivou duas captações de órgãos em um só dia e, desta vez, foram duas captações em um curto período de tempo. Isso só é possível graças à competência dos profissionais envolvidos. Vemos a importância e grandeza do Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de doação e parabenizo todas as equipes envolvidas nesta força-tarefa para salvar vidas”, destacou o gestor.

A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, agradeceu as famílias doadoras e destacou que Mato Grosso já realizou 10 captações de órgãos neste ano. “Já realizamos 10 captações em 2024 e agradecemos o empenho de todos os envolvidos nesta força-tarefa para salvar vidas. Às famílias doadoras, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Por meio desse nobre gesto, pessoas de outros estados poderão ter uma nova condição de vida”, concluiu.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE