A prefeitura seleciona, na sexta-feira (29), a empresa que vai digitalizar o acervo histórico do Museu de Sinop, também conhecido como Casa da Cultura. O edital do processo licitatório aponta que 897 fotos, 123 documentos, 185 livros, 129 jornais, 34 utensílios e outros itens devem passar pelo processo. O projeto prevê a programação deles em um sistema de consulta para ser disponibilizado para pesquisa à comunidade.
A administração municipal deve investir R$ 36 mil no processo. O recurso foi confirmado em dezembro do ano passado, a partir da seleção feita pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura. O valor faz parte do prêmio Modernização de Museus – Microprojetos, que distribui montantes diferenciados, conforme cada proposta apresentada. O projeto sinopense foi o único selecionado do Estado.
O objetivo do prêmio consiste em construir e modernizar museus, além de incentivar artistas e trabalhos, fomentando a cultura. Ao todo, o governo federal disponibilizou R$ 16 milhões para dez editais diferentes.