O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Recordando os Pagos, de Sorriso será o único representante do País no Festival Internacional de Folclore e Arte, em Taiwan, na China. 33 tradicionalistas sorrisenses embarcam no início de julho para o ocidente onde onde participarão do evento, de 3 a 23. Mas, para conseguir chegar até o outro lado do mundo, parte da diretoria do CTG visitou nesta manhã (30.05) a Câmara de Vereadores no intuito de solicitar apoio. O patrão, Arlindo Pereira de Almeida, acompanhado do coordenador Artístico, Francisco de Souza, pediu um incentivo aos parlamentares, que se mostraram dispostos a ajudar no que for preciso.
Os vereadores já marcaram uma reunião para a próxima segunda-feira, com a secretária de Educação, Avanice Zanata, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Zilton Mariano de Almeida, e com de Esportes, Junio Brandão e tratar de alternativas para custear parte das despesas da viagem, que está orçada em cerca de R$ 350 mil. O patrão explicou que cada passagem custa cerca de R$ 5 mil, e ainda tem as despesas com hotel, alimentação e transporte na região onde acontece o festival. No total, 24 jovens, de 12 a 18 anos, irão se apresentar na China. O grupo segue preparando um mix músicas e danças, que variam da tradicionalista gauchesca até o cururu e siriri.
O patrão do CTG destacou que até agora já conseguiu articular, junto a deputados estaduais, parte das passagens, mas ainda é preciso apoio dos poderes públicos do município.