Foi aprovado um novo curso de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O edital para a primeira turma, com oferta de 15 vagas, será publicado no mês de setembro. O Programa de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) conta com 20 professores doutores sob a coordenação do professor Márcio Urel Rodrigues, doutor em Educação Matemática, no câmpus de Barra do Bugres (MT).
“O PPGCEM tem avançado muito com o corpo docente de excelência. Recebem alunos que terão ótima formação, incluindo professores da rede básica de ensino em Mato Grosso. A aprovação do doutorado é resultado do esforço da equipe de coordenação e de todo corpo docente, discente e técnico. A PRPPG celebra com alegria essa nova conquista para a Unemat. Agora contando os dias para a primeira aula inaugural de um programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática” comemora a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Ignácio.
“O PPGECM completará 10 anos em maio de 2025, e teremos um grandioso evento para comemorar os avanços do Programa nesse período, já com a primeira turma de doutorandos se qualificando. Um programa jovem com menos de 10 anos já alcançando seu doutorado. É mais um avanço na Educação Pública do Estado de Mato Grosso, afinal, a Unemat é pública, gratuita e de qualidade, além de ser Patrimônio do Povo de Mato Grosso”, lembra Márcio Urel.
O curso de doutorado segue a mesma área de concentração do curso a nível de mestrado ofertado desde 2015 pelo PPGECM, que ao longo destes anos formou mais de 154 mestres. O curso de doutorado chega com com três linhas de pesquisa: 1) Diversidade cultural e a práxis pedagógica no contexto do ensino de Ciências e Matemática, 2) Ensino, aprendizagem e formação de professores em Ciências e Matemática e 3) Tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática. Sendo as duas últimas linhas de pesquisa comuns ao nível de mestrado.
A submissão do curso se deu em janeiro deste ano junto a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela então coordenadora do PPGECM, professora Daise Lago Pereira Souto que conduziu a proposta da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) juntamente com a professora Minéia Cappelari Fagundes. “Uma particularidade é que o curso de doutorado acadêmico será o único em Ensino de Ciências e Matemática no Estado de Mato Grosso e na região da Amazônia Legal que atenderá também a demanda de professores que atuam na educação básica”, destaca Daise Souto.
A Unemat ressaltou que, com a aprovação do novo curso, o PPGECM segue com a missão de oferecer qualificação à docentes e pesquisadores, promovendo a produção do conhecimento por meio da pesquisa, atrelada/vinculada ao ensino e a extensão, contribuindo com a formação de professores pesquisadores da educação básica e superior na área de Ensino de Ciências e Matemática, competentes, éticos e comprometidos com a sustentabilidade e desenvolvimento regional, com a produção de pesquisas originais, atuais de relevância social, cultural, tecnológica e científica e com a consolidação de uma sociedade mais humana, inclusiva e democrática.
Atualmente, a Unemat oferece 32 cursos de pós-graduação stricto sensu dentro de 26 programas, sendo 11 programas de mestrado profissional, três de doutorado em rede, seis de mestrado acadêmico e seis de mestrado e doutorado acadêmico.
Em 2005 a Unemat aprovou seu primeiro programa de pós-graduação, o de Ciências Ambientais (PPGCA), no câmpus de Cáceres, tendo iniciado sua primeira turma, a nível de mestrado, em 2006. Já o primeiro curso a nível de doutorado, Ecologia e Conservação, foi aprovado em 2015 e iniciado no mesmo ano no câmpus de Nova Xavantina.
A Unemat está presente em todas as regiões do estado de Mato Grosso por meio de seus 13 câmpus universitários, 31 núcleos pedagógicos e 27 polos educacionais de Educação a Distância.