O contrato para aquisição de um apartamento pelo Programa SER Família Habitação, modalidade Entrada Facilitada, em Campo Verde (132 km de Cuiabá), já foi assinado por 150 famílias. Elas foram contempladas com subsídios de até R$ 20 mil do governo de Mato Grosso para serem aplicados na entrada do imóvel, que está em fase de construção. O Florais do Campo I terá 256 apartamentos com área útil de 48,32 metros quadrados.
Idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes, o programa tem 576 apartamentos cadastrados apenas em Campo Verde. Eles estão distribuídos nos residenciais Florais do Campo I (256 unidades) e Florais do Campo II (320 unidades). “Eu sei como é importante para uma família ter um lar. Depender de aluguel ou morar de favor e não ter a segurança de um endereço definitivo tira as noites de sono de pais e mães de família. Então, ver o sonho da casa própria se realizar traz para o meu coração a paz, porque eu sonho o sonho dessas famílias.”
Uma das pessoas contempladas pelo programa foi a técnica em Segurança do Trabalho, Suzimara Serunguide. Ela conta que teve conhecimento do programa por meio da Internet. “Eu fiz a inscrição no Sistema de Habitação de Mato Grosso (Sihab) e nem acreditei quando fui selecionada após levar os documentos na construtora. Demorou quase duas semanas para ter a resposta positiva. Confesso que nesse período, foi mais difícil controlar a ansiedade do que passar pelo processo em si”, afirmou.
Maria Vanessa, que é vendedora, também assinou o contrato para aquisição de um apartamento, cujo valor da parcela ficou inferior ao valor do aluguel que ela paga atualmente. “Eu vim do Maranhão há seis anos e sempre sonhei em construir uma vida em Campo Verde. Minha família é muito humilde e ter uma casa própria significa muito para nós”, relatou.
O Programa SER Família, na modalidade Entrada Facilitada, é operacionalizada pela MT Participações e Projetos (MT Par) e, segundo o presidente da entidade, Wener Santos, tem o objetivo de atender um público que era invisibilizado pelas políticas habitacionais anteriores. São pessoas que possuem renda e não se encaixam nos critérios para ter uma casa doada, porém não conseguem financiar uma casa por conta do valor da entrada. “A parcela da casa é igual ou inferior ao que a família paga de aluguel. Contudo, o problema é a entrada, que os agentes financeiros costumam dar em 20% do valor do imóvel, que acaba sendo cerca de R$ 50 mil. Uma dificuldade que foi identificada pela primeira-dama e resultou na modalidade Entrada Facilidade do SER Família Habitação”, esclarece.