Para encerrar as atividades do IV Encontro Nacional Universitário de Danças Populares (Enudp), o Grupo residente, Flor Ribeirinha realiza, hoje, às 15h, a oficina no Centro Cultural São Gonçalo Beira Rio. Será uma oportunidade para grupos visitantes e comunidade interessada conhecer como são feitos os trabalhos de dança e artesanato mato-grossense.
A partir das 19h a matriarca do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, abre seu quintal para a grande confraternização e difusão da cultura popular mato-grossense: A Festa de Todos os Santos. Nesse grande encontro será o momento de interação da cultura popular onde serão promovidos todos os rituais, como o levantamento de mastro, apresentações de siriri, cururueiros e o grande baile. Os grupos visitantes vão poder conhecer um pouco mais das tradições, animação e receptividade cuiabana.
“Os grupos vão saber como acontece uma festa de santo em Cuiabá, com comidas típicas, apresentações juntamente com outros grupos locais da nossa região, como os mascarados de Poconé. É um grande intercâmbio da cultura popular. Haverá troca de presentes e a presença das autoridades, um momento de agradecimento aos grupos participantes e um grande encerramento”.
Na manhã deste sábado, é realizado o "Tchá co Bolo Científico". Serão feitas apresentações de pesquisa que cada grupo realiza dentro das universidades, onde cada um deles vai contar a sua experiência no aspecto artístico e das pesquisas no campo acadêmico, com a presença da professora doutora Patrícia Ozório, da UFMT e do pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício Carvalho.
Vai ser um momento de muito conhecimento e troca de informação, onde os grupos podem aprender um com o outro e a população que participar também poderá conhecer a história. Depois haverá um café tipicamente tradicional cuiabano.
O Enudp é uma organização do Grupo Flor Ribeirinha em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-UFMT) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Secel).