A professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres, Elisabeth Battista lançou, na Alemanha, o livro Maria Archer – O legado de uma escritora viajante, editado pela Colibri. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Aachen, a cidade de Carlos Magno, no centro da velha Europa.
A apresentação da obra contou com a presença de renomados docentes e pesquisadores da comunidade científica de vários países. Entre os destaques estão a Presidência do Instituto Camões, do Instituto Internacional de Língua Portuguesa e da Comunidade dos países de Língua Portuguesa.
O lançamento integrou a programação do XI Congresso Alemão de Lusitanistas: O mundo lusófono em movimento: (r)evoluções e transformações. Este encontro foi promovido pela RWTH Universidade de Aachen, no qual Elisabeth Battista ainda apresentou o tema “Interfaces literárias e culturais lusófonas – Identidades femininas em diálogo”.
Ainda neste mês, Elisabeth Battista viajará para Portugal para promover o livro na Universidade de Aveiro e na Fundação Professor Fernando de Pádua, em Lisboa. A pesquisadora também apresentará resultados de investigação científica em missão internacional.