Durante a abertura da quarta edição do Circuito Cultural Setembro Freire, que homenageia o poeta e artista Wlademir Dias-Pino, acontece o lançamento da obra Literatura, Vanguardas e Identidades: nas brenhas do regionalismo, de Mário Cezar Silva Leite. No livro o autor observa toda a tramitação, trânsito e transversais da literatura produzida em Mato Grosso da segunda metade do século 20 em diante. O Circuito Cultural Setembro Freire é uma realização da Casa Silva Freire e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A abertura do evento será, amanhã, no Palácio Paiaguás – Auditório Cloves Vettorato, às 20h.
“O foco central é a obra do escritor Benedito Sant’Ana da Silva Freire, mas devo dizer que o meu entendimento de poética é mais amplo que poesia ou poema. Trato enquanto poética todo o conjunto, ou sistema, lítero-sócio-cultural em movimento que se organiza e organiza as forças em embates quer amistosas ou hostis em torno da arte literária", explica Mário. Nesse sentido, o livro mostra e problematiza a construção do projeto-sistema vanguardista regionalista a partir da obra e ação de Silva Freire e, claro, de Wlademir Dias-Pino.
A imagem da capa do livro é o poema “Cuiabá: em todas as direções” e a imagem da contracapa é o poema “Voragem”, ambos de Dias-Pino. Os dois poemas sintetizam bem a intenção da obra. Um diálogo de vetores poéticos e culturais partindo de Cuiabá, transitando e entrecortando o nacional, a globalização e se restabelecendo e reconfigurando na capital, gerando assim novos e outros vetores poéticos e imagéticos. Projetos poéticos regionais nos embates com a própria legitimação local, com o nacional e com a globalização.
“Este é meu sexto livro e algo que eu tenho muito orgulho é por ser o segundo com caráter individual. Os outros todos eu organizei coletando trabalhos de outras pessoas”, explica. O desejo do autor é provocar uma discussão e despertar o interesse na área da cultura e literatura, tanto para a comunidade acadêmica como também para o público em geral que se interessa pela área. “Esse livro foi feito de forma historiográfica e crítica. Possui a história de Mato Grosso em conjunto com uma análise crítica-cultural”.
Sobre o Setembro Freire, Mário faz questão de dizer que se trata de um movimento cultural extremamente importante para a cidade e para o Estado. “Não há nada comparado com ele até agora e essa edição em particular é especial, pois coloca juntos dois grandes amigos e artistas: Silva Freire e Dias-Pino, que, por toda a vida trabalharam lado a lado. Isso congrega uma força cultural e intelectual muito grande em Mato Grosso”.
Além deste lançamento, o evento também traz uma série de atividades culturais espalhadas pela cidade. A programação completa pode ser conferida no site www.casasilvafreire.org.br e no Facebook Casa Silva Freire.