O lançamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde está marcado para quinta-feira, às 19h, no Parque Cultural. O projeto conta com a parceria do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, de Cuiabá, que estará disponibilizando 10 professores de música para dar as aulas. Eles e instrutores do Parque Cultura farão uma apresentação para marcar o início das atividades da orquestra em Lucas.
Atualmente, o Parque Cultural já atende 200 crianças nas oficinas referentes à orquestra e agora com a parceria do instituto, o trabalho ganhará mais força. As oficinas que farão parte da Orquestra Jovem são de flauta, saxofone, flauta transversal, clarinete, trompa, bateria e percussão, trombone, violino, viola clássica, violoncelo e tuba. São gratuitas e funcionam de segunda a sexta-feiras, pela manhã e à tarde. As famílias que pretendem inscrever as crianças devem procurar o Parque Cultural para fazer matrículas
O secretário de Cultura e Turismo, Márcio Albieri, pontuou que o projeto é mais uma forma de levar atividades para as crianças no contraturno escolar, evitando que fiquem ociosas. “Iniciamos no final do ano passado o trabalho das oficinas com os instrumentos de sopro madeira e metal, cordas e percussão, já pensando na implantação da orquestra, e agora com esse auxílio do Instituto Ciranda poderemos ver em breve o resultado do aprendizado dessa meninada dedicada”.
Albieri ainda destacou que a apresentação da quinta-feira será aberta a todos os jovens e pais interessados em conhecer o projeto. “Será uma noite agradável, estamos contando com a presença de todos que gostam de orquestra para conhecer o projeto e incentivar os jovens a participarem”.
O Instituto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania, a instituição possui várias frentes de trabalho tendo como base de ação.
A informação é da assessoria.