Aprender sobre as etapas de criação e produção completa de filmes de vídeos. Essa é a oportunidade que estudantes da rede pública de ensino de Sinop terão com o projeto cultural “Cinema no Mato”. Direcionado para jovens entre 14 a 19 anos, a iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Equipav, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, patrocinada pela Águas de Sinop com apoio da Secretaria da Diversidade Cultural. O objetivo do projeto é profissionalizar os alunos, ampliando as chances de ingressarem no mercado de trabalho nas áreas de cinema e vídeo.
O curso inicia no próximo dia 22 e as vagas são limitadas. Durante o projeto, serão criados curtas-metragens com temas ligados ao meio ambiente. Os alunos participarão de aulas de construção de roteiro, manuseio de equipamentos cinematográficos, técnicas de filmagem, preparação de elenco, filmagem, direção de arte, edição de vídeo e produção geral.
De acordo com a coordenadora do projeto em Sinop, Leni Chiarello, as oficinas são totalmente gratuitas e serão ministradas para três turmas, uma vez por semana com opção aos sábados. Segundo ela, o intuito é promover o acesso dos estudantes às ferramentas da produção audiovisual, por meio de aulas práticas e teóricas. “Essa é uma grande oportunidade para os jovens conhecerem sobre cinema e é gratificante para nós incentivá-los a produzir os próprios filmes”, ressalta Chiarello.
Ao final do curso, serão exibidos os curtas-metragens que foram produzidos pelos estudantes, além da premiação dos melhores trabalhos, conforme a avaliação de jurados especializados. Os interessados em participar da atividade devem procurar a Secretaria da Diversidade Cultural, informa a assessoria.
PUBLICIDADE
Sinop: projeto cultural Cinema no Mato oferece curso de produção audiovisual para estudantes
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE