O Ministério dos Transportes publicou hoje a portaria que autoriza o plano de outorga da concessão da Rota do Agro, que abrange os trechos da BR-060, em Goiás, e BR-364, na região Sul de Mato Grosso. O documento foi publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU) e, agora, segue para apreciação no Tribunal de Contas da União (TCU). Só após o aval do tribunal é que o edital poderá ser lançado e o leilão de concessão, previsto para novembro, realizado.
“Esta concessão é um projeto muito relevante para o país”, enfatizou a secretária Nacional de Transportes Rodoviários, Viviane Esse. “É um importante corredor logístico, vai facilitar o escoamento da safra pelo Arco Norte. A melhora da infraestrutura, tanto do ponto de vista de segurança quanto da capacidade da via, diminui o custo de transporte. E, consequentemente, o custo dos produtos na mesa dos brasileiros”, detalhou.
Reforçando o potencial logístico, em Rio Verde é possível a conexão com a Ferrovia Norte Sul, ramal com 2,2 mil quilômetros de trilhos que corta quatro regiões do país e liga portos de Itaqui (MA) a Santos (SP). Projeções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que 22,7 milhões de toneladas de carga devem passar pelos trilhos até 2055.
Com 502,80 km de extensão, a Rota do Agro é formada pelas BR-060/364/GO e BR-364/GO/MT nos trechos que vão de Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT). A cidade de Rio Verde conta com uma população de 225.696 habitantes registrados pelo IBGE e se destaca como o maior polo agrícola de Goiás, principalmente pela produção de soja, milho e proteína animal. Do mesmo modo, Rondonópolis, com 244.911 habitantes, desponta em Mato Grosso como líder agropecuário no estado, que teve o maior crescimento econômico do país no ano passado, com avanço de 10,3%.
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