Cerca de 70 karatecas de Mato Grosso vão participar do Campeonato Nacional de Karatê-do Tradicional e do Campeonato Internacional Aberto de Karatê-do Tradicional Nilton Aurimar, de 9 a 13 deste mês, que irão ocorrer na cidade de Cascavel, no Paraná. Os atletas do Estado estão inseridos em diversas modalidades, a exemplo do kata, kumitê e fukugo.
O diretor técnico da Associação Centro América Shotokan de Cuiabá, Rodrigo de Souza, ressalta que os e as karatecas estão se preparando desde janeiro para as disputas na cidade paranaense. “Serão dois eventos grandes, de 5 dias, que vão preparar os atletas para o Mundial que vai ser em Lima no Peru, no mês de novembro”, destaca o sensei.
Souza ressalta que no Nacional Mato Grosso irá defender uma hegemonia de 32 anos. “Vamos buscar o trigésimo terceiro título consecutivo para o Estado, com uma equipe de cerca de 70 atletas, de Cuiabá, Várzea Grande e Nova Mutum”, afirmou.
A delegação também contará com karatecas do projeto social da Shotokan Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania. “São crianças e adolescentes de bairros carentes da grande Cuiabá e Várzea Grande que, através do karatê, encontram uma oportunidade de crescimento e objetivo na vida”, afirma o sensei Rodrigo.
Nesse sentido, acrescenta que karatecas da Shotokan do Polo Cáritas de Várzea Grande estão viajando pela primeira vez para competir fora de Mato Grosso. “Serão 12 atletas que terão essa experiência incrível. Trata-se de uma oportunidade única, em que eles podem fazer novas amizades e conhecer diferentes culturas”, ressalta.
A ida dos atletas conta com o apoio da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer, empresa privada, do Ministério da Cidadania e secretaria nacional ao Incentivo e Fomento dos Esportes.