O clima é de otimismo entre lojistas que atuam na capital em shoppings ou na região central na capital porque o setor prevê “o melhor natal dos últimos 4 anos”. A projeção é do presidente da União dos Lojistas de shoppings de Mato Grosso, Geraldo Prado que prevê aumento na contratação de funcionários temporários. Na próxima segunda-feira haverá reunião ampliada de lojistas para definição das contratações e setores.
Em Mato Grosso, a Fecomércio estima que os números também devem ser positivos, seguindo proporcionalmente os percentuais nacionais, sendo que nas contratações, pode até apresentar um resultado ainda mais otimista. O presidente Hermes Martins atribui essa expectativa ao novo conjunto de leis trabalhistas, que devem passar a vigorar já no final deste ano, em novembro. “A reforma trabalhista trouxe uma nova perspectiva ao empresário do comércio ao que se refere às contratações. Além disso, a economia vem mostrando sinais de recuperação e a própria empregabilidade registrada nos últimos meses, são fatores que contribuem para um maior poder de compra da população, o que naturalmente faz o comércio aquecer”, diz o presidente.
O comércio já começou a contratar. “Antes da crise, mais de 20% das vagas começavam a ser preenchidas em setembro e outubro. Nos 2 últimos anos, esse percentual não passou dos 15%”, compara Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC – Confederação Nacional do Comércio.