Gestores estaduais e de 94 municípios se reuniram, ontem, para discutir e pactuar ações entre a gestão estadual e os municípios na área da assistência social. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasi Paes Bugalho, que também é coordenadora estadual da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), disse que o encontro foi para traçar “estratégias para melhorar cada vez mais as políticas de assistência social, e assim conseguir atender aqueles que mais precisam”, disse.
Foi apresentada a minuta de resolução sobre a instituição e composição da Câmara Técnica para estudos e análise dos Serviços de Acolhimento de Mato Grosso, apresentado o questionário para os municípios preencherem para a realização do levantamento de custos das unidades socioassistenciais.
Outro assunto discutido foi o cofinanciamento estadual e a prestação de contas pelos municípios, que está sendo pago de forma integral deste ano, devido ao período eleitoral. Cerca de 100 municípios já receberam o repasse deste ano, que representa R$ 17,3 milhões, do total de aproximadamente R$ 29 milhões pactuados. Para receber o repasse, as prefeituras precisam prestar contas de como o repasse anterior foi utilizado e também apresentar um plano de ação para a aplicação dos recursos que serão recebidos.
Graci também lembrou da ex-secretária de Assistência Social de Tapurah, Vanessa Brunetto Magri, e das servidoras da secretaria de Assistência Social do município, Debora Cristina Santos, Sandra Bourschett e Amália Emile da Cruz Silva, falecidas em acidente de carro, em abril deste ano, e homenageou-as pedindo um minuto de silêncio.