Policiais civis e militares cumpriram, hoje, 20 mandados judiciais na Operação ‘Lex paralela III – os remanescentes’, em Itaúba (100 km de Sinop), Nova Santa Helena e Colíder, prendem 8 pessoas e fizeram 12 buscas e apreensõe a integrantes de uma organização criminosa por tráfico de drogas. As investigações são conduzidas pela delegacia de Itaúba, que resultaram na identificação de novos suspeitos de fazem parte do grupo criminoso e os mandados foram expedidos pela justiça da 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop.
A ação foi com 42 policiais de Guarantã do Nortes, Colíder, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Marcelândia, além de duas do Núcleo da Polícia Militar de Itaúba e Nova Santa Helena e da equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
A primeira fase foi em janeiro e a delegacia de Itaúba vem intensificando as diligências para identificar outros envolvidos na organização criminosa, a qual vinha cometendo de forma reiterada a venda de entorpecentes. Em fevereiro teve a segunda fase, policiais identificaram novas ramificações da organização criminosa, sendo cumpridos mandados de prisão e buscas.
A Polícia Civil também informou que ‘Lex Paralela’ faz referência “a tentativa da organização criminosa de estabelecer normas paralelas de controle sobre os pontos de vendas de drogas e punição a usuários e revendedores que não obedecessem às ordens emanadas dos criminosos”.