Começa hoje, em Cuiabá, a primeira edição do Florestal Tech, evento de negócios florestais que discutirá o cenário econômico, as tendências, oportunidades e novas tecnologias para o setor da madeira nativa. A abertura será realizada no Centro de Eventos do Pantanal, a partir das 19h30, com palestras técnicas e lançamento oficial da Exposição de Produtos da Madeira Nativa e da Mostra de Arquitetura da Madeira para o Século XXI.
Um dos temas abordados nas palestras de abertura será a legalidade e a sustentabilidade da madeira nativa de Mato Grosso. Em sua apresentação intitulada “Porque o WWF Brasil apoia o setor de base florestal”, o analista de Conservação do WWF Brasil, Ricardo Russo, apresentará o trabalho que vem sendo realizado pelo Programa Madeira é Legal na disseminação de informações que incentivem o uso responsável e sustentável da madeira, os caminhos possíveis e as parcerias com o setor na região do Mato Grosso. Na avaliação do especialista, é preciso repensar o uso da madeira. “É importante perceber que temos um material incrível, que é, entre outras coisas, capaz de mitigar a emissão de CO²”, afirma. Russo destaca ainda a importância de a sociedade rever a relação com o setor florestal. “É preciso tirar das costas do setor florestal a questão do desmatamento. O setor florestal precisa das florestas e, por isso, quer fazer um plano de manejo sério. As pessoas precisam entender que manejo florestal e desmatamento não têm relação”, afirma.
A secretária-adjunta de Licenciamento Ambiental e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, falará sobre a eficiência na gestão e controle de origem da madeira nativa em Mato Grosso e apresentará os avanços na área nos últimos anos, construídas em parceria com o setor de base florestal.
O Cipem lançará ainda um catálogo que apresenta por meio de recursos interativos as principais madeiras nativas comercializadas pelo setor florestal, informações técnicas sobre elas e seus potenciais usos e aplicações.
O evento segue até sexta-feira e conta também com a parceria do WWF Brasil, do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). No Florestal Tech serão apresentados e discutidos sistemas construtivos modernos e sustentáveis, que utilizam a madeira como matéria prima principal, o Wood Frame e a Madeira Laminada Colada (clique para ver a programação completa). Para todos os inscritos foi solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível que deve ser entregue no ato do credenciamento. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade.
O Florestal é promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso e Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), informa a assessoria.