Mato Grosso acumula queda de 7,98% no número de emplacamentos de veículos nos primeiros nove meses do ano. A venda de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) atingiu 52,852 mil emplacamentos de janeiro a setembro. No mesmo período do ano passado, foram emplacados 57,437 mil veículos.
O segmento de automóveis e comerciais leves, que representa a maior parcela das vendas, acumula retração de 5,46% este ano. Foram comercializadas 26,311 mil unidades até setembro, enquanto 2016 somou 27,831 mil. Na comparação anual do resultado de setembro, as vendas totais de veículos apresentaram decréscimo de 33,09%, chegando a 16,54% no segmento de automóveis e comerciais leves.
De acordo com o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores em Mato Grosso (Fenabrave), Paulo César Boscolo, o resultado do mês não representa o desempenho real do setor, já que a greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que perdura há quase 1 mês (desde o dia 11 de setembro) influencia o resultado dos emplacamentos.
“Muitas vendas foram realizadas neste período, mas por causa da greve do Detran, os motoristas não estão conseguindo realizar os emplacamentos. Como acreditamos que a greve vai acabar em breve, no mês de outubro vai dar estouro no resultado. O setor começa a se recuperar com mais intensidade neste 2º semestre, em função da queda de juros e da inflação", analisa Boscolo.