sábado, 5/outubro/2024
PUBLICIDADE

Presidente do TRE diz em Sinop que um dos principais desafios nas eleições é combater fake news

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein (foto: Só Notícias)

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou que a reunião com juízes das 14 comarcas hoje, em Sinop, assegura a transparência na organização e segurança das eleições de outubro, quando os eleitores elegerão prefeitos e vereadores. A desembargadora ressaltou que a preparação dos magistrados auxiliará nas decisões tomadas no combate das Fake News.

“Como a decisão é dos juízes, cada um deles, de acordo com as orientações que estão sendo recebidas aqui, durante esse período que nós nos deslocamos até a zona eleitoral, a região, porque aqui nós estamos num polo, justamente para orientar, então eles estão preparando e são eles realmente que vão decidir”, ressaltou.

Segundo a presidente do TRE, com a aproximação das eleições municipais, é de grande importância que haja renuões com os juízes das comarcas. “Nós estamos trazendo orientações, porque as resoluções já foram expedidas pelo TSE, então nós estamos trazendo orientações, preparando os nossos colegas magistrados para a realização das eleições, esse é o maior objetivo nosso”. “O primeiro é o registro de candidatura, agora eles vão partir para a análise dos processos, para a análise dos documentos. Saindo do registro de candidatura, com certeza o que vai fazer com que o juiz tenha um pouco mais de trabalho é a propaganda eleitoral.”

“Nós não vamos ter situações diferentes, porque eu acredito que tudo que aconteceu na eleição passada foi novidade para nós, que lidamos com a justiça eleitoral, mas eu acredito que pelo menos é para derrubar aquelas situações que ocorreram, que não era comum, hoje nós temos mecanismo para poder estarmos lutando e debatendo essas situações que não são normais na propaganda eleitoral”, detalhou a desembargadora.

O TRE orientou os magistrados que conduzirão as eleições em 42 municípios – Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Colíder, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Guarantã do Norte, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Carlinda, Paranaíta, Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Cláudia, Marcelândia, União do Sul, Matupá, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Castanheira, Juína, Feliz Natal, Santa Carmem, Vera, Boa Esperança do Norte, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Cotriguaçu, Juruena, Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde, Aripuanã, Colniza, Itanhangá.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador assina termo para ajudar mais de 1 mil famílias em MT a comprar casa própria

O governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virginia Mendes, o...

Cacique mato-grossense vai ao STF e pede apoio para demarcação de terras indígenas

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

TRE rejeita embargos e não concede registro para candidato a prefeito em Colíder

O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou, hoje, na última sessão...

Polícia cumpre mandados de buscas para apurar compra de votos em Mato Grosso

A Polícia Civil de Juscimeira (161 quilômetros de Cuiabá),...
PUBLICIDADE