sábado, 5/outubro/2024
PUBLICIDADE

Nova decisão mantém criação do parque Cristalino 2 no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias com Gazeta Digital (foto: arquivo/assessoria)

O relator convocado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de 2º Grau de Jurisdição, Alexandre Elias Filho, acatou ao pedido da Procuradoria Geral do Estado e suspendeu os trâmites da ação que havia anulado o decreto que criava o Parque Estadual Cristalino, na região de Novo Mundo (400 km de Sinop). O magistrado ‘em tese’ salvou o arquivamento definitivo do processo que aconteceria hoje (21) e consequentemente traria a impossibilidade de mudanças, no âmbito do judiciário estadual.

Agora a questão será tratada no centro de conciliação e não terá prazo definido para ser analisado. A decisão de extinguir o parque saiu em abril. Em 2022, o Tribunal de Justiça acatou a ação de um grupo empresarial e anulou o decreto estadual de 2001 que criava o parque. O Ministério Público recorreu, o tribunal não acatou e confirmou a extinção do Cristalino II. A Advocacia-Geral da União (AGU) protestou sobre a decisão de extinguir o parque. O MP de Mato Grosso e a procuradoria Geral do Estado também questionaram a decisão e propuseram o acordo em nível de conciliação. Conforme o magistrado, foram propostos novos embargos por parte da União e o Estado encampou a causa no intuito de ‘reduzir danos ao ente público. O magistrado constatou a possibilidade de remessa dos autos ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de 2º grau de jurisdição, visando uma resolução consensual “com o sobrestamento do feito até ulterior decisão, considerando a particularidade da questão socioambiental apresentada nestes autos”.

O Parque Estadual Cristalino é formado por duas áreas contíguas, chamadas de Cristalino I, com 66,9 mil hectares, e Cristalino II, com 118 mil hectares e ambas protegem uma grande diversidade de espécies da Amazônia.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador assina termo para ajudar mais de 1 mil famílias em MT a comprar casa própria

O governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virginia Mendes, o...

Cacique mato-grossense vai ao STF e pede apoio para demarcação de terras indígenas

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

TRE rejeita embargos e não concede registro para candidato a prefeito em Colíder

O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou, hoje, na última sessão...

Polícia cumpre mandados de buscas para apurar compra de votos em Mato Grosso

A Polícia Civil de Juscimeira (161 quilômetros de Cuiabá),...
PUBLICIDADE