A capital mato-grossense encerrou o mês contratando mais funcionários. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foram abertos, em julho, 390 novos postos de trabalho. Com o resultado, Cuiabá chega a 1.209 novas vagas de empregos abertas apenas nos primeiros sete meses do ano.
Só Notícias apurou que, no último mês, o melhor desempenho foi do setor de serviços, que abriu 346 novos postos de trabalho. A construção civil aparece em seguida, tendo gerado 196 novas vagas. O comércio também teve saldo positivo e abriu 45 empregos. No setor agropecuário, o saldo foi de 34 novas vagas. O setor extrativista mineral abriu 27 novos postos e a indústria de transformação outras 4 novas vagas.
Dois setores tiveram déficit na geração de empregos em Cuiabá. O pior desempenho foi do setor de serviços industriais de utilidade pública, que fechou 259 postos de trabalho. O setor de administração pública foi outro que encerrou julho com saldo negativo, tendo fechado 4 vagas.
Conforme Só Notícias já informou, em Mato Grosso foram geradas 8.085 mil novos postos de trabalho no último mês. Segundo o Caged, o resultado é a diferença entre as 34,374 mil contratações e 26,289 mil demissões.
No Estado, a criação de postos de trabalho foi puxada, principalmente, pelos setores do agronegócio e da indústria. Esta última gerou 2,298 mil empregos diretos com carteira assinada, com destaque para os subsetores de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico, que abriram 1,264 mil vagas, e a indústria têxtil, que foi responsável pela criação de 724 postos de trabalho no Estado.