PUBLICIDADE

Devolução de cheques registra queda em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Devolução de cheques por falta de fundos cai em Mato Grosso e registra o menor índice desde 2014. A taxa recuou 0,34 ponto percentual em junho e atingiu 2,15% do total de documentos compensados no período. O número é menor que o registrado em maio (2,49%) e em junho do ano passado (2,82%).

O percentual também é o menor desde setembro de 2004, quando chegou a 1,96%. As informações são do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O percentual de Mato Grosso ficou bem próximo ao nacional, que fechou o mês com o índice de 2,13% em relação ao total de cheques compensados. Em junho, a taxa de cheques devolvidos no país, em relação aos compensados, foi de 1,86%. O número é menor que os 2,15% registrados em maio e menor que o de 1 ano antes, em junho de 2016, quando o índice chegou a 2,36%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda da inflação, das taxas de juros e a entrada dos recursos do FGTS na economia são elementos que contribuíram para a redução da inadimplência com cheques. Em junho foram compensados 754,88 mil cheques no Estado. Deste total foram devolvidos 16,229 mil. A quantia é menor do que a registrada em maio, quando foram compensados 821,302 mil unidades, com a devolução de 20,445 mil.

Por outro lado, a utilização de cheques vem reduzindo ao longo dos últimos anos. Segundo Luiz Pereira, proprietário da uma loja de roupas de Várzea Grande, o cartão é a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores no estabelecimento. “Neste momento, o mais utilizado tem sido o cartão de débito. Até pouco tempo era o cartão de crédito, mas com a inadimplência o consumidor está sem crédito e o uso reduziu”. O lojista aponta que o cheque gera muitos problemas, por isso é pouco aceito. “O consumidor pode emitir sem desbloquear ou sustar por falta de dinheiro e deixar de Em junho foram compensados 754,88 mil documentos no Estado pagar. Não é seguro”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE