A Polícia Federal fez, hoje, em Cuiabá, Operação Apate, com o objetivo de combater fraudes bancárias eletrônicas praticadas em desfavor da Caixa Econômica e cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens por ordem da 7ª Vara Federal de Mato Grosso. Dois homens teriam causado prejuízos de cerca de R$ 65 mil a correntistas do banco. Os resultados das buscas permitirão o aprofundamento das investigações, para a identificação de outras vítimas e envolvidos nas atividades criminosas.
A Polícia Federal trabalha com a hipótese de cometimento do crime de furto mediante fraude, cuja pena máxima é de oito anos de reclusão. Um dos investigados ten antecedentes criminais por homicídio e roubo, o que motivou a representação e a decretação de sua prisão preventiva. A medida visa à garantia da ordem pública, diante do risco do cometimento de novo crimes. Ele investigado não foi localizado durante as buscas feitas hoje. Equipes policiais continuam as diligências para cumprimento do mandado de prisão, informa a assessoria da PF.
- O nome da operação faz referência a um espírito que, na mitologia grega, personificava o engano, o dolo e a fraude, características do modus operandi utilizado pelos investigados.