O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência publicada pelo município de Feliz Natal (130 quilômetros de Sinop), em abril, em decorrência da estiagem enfrentada no ano passado. O texto reconhecendo o decreto feliz-natalense foi publicado na última semana, assinado pelo secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolf Barreiros, após receber a homologação estadual.
“Com isso, os produtores rurais que foram os mais atingidos pela estiagem com registros de perdas produtivas na lavoura terão a possibilidade de negociar com seus credores”, avalia o prefeito de Feliz Natal, Antônio Dubiella. Segundo ele, com o reconhecimento estadual e federal, o Poder Executivo cumpre seu papel de prestar auxílio à população afetada, buscando auxílio junto à órgãos estaduais e federais para fortalecer os produtores, com embasamento legal, em caso de renegociação de dívidas junto ao comércio local.
Ao publicar o decreto, a administração municipal destacou que a falta de chuva em meses como outubro, novembro e dezembro de 2023 é considerada atípica à época, o que levou a frustração da safra agrícola, impedindo que os agricultores cumprissem seus compromissos de financiamento dos cultivos e contratos futuros. A prefeitura também apontou situação de alerta e endividamento no comércio de insumos local, afetando a economia e a indústria, bem como causando reflexos sociais para a população.