Faleceu, no início da tarde, o pioneiro Francisco Pinardi de Moraes, que participou ativamente do processo de emancipação e desenvolvimento do município. Ele tinha 77 anos, estava hospitalizado em Cuiabá. A causa não foi confirmada. Ele foi eleito o primeiro vice-prefeito e ocupou o cargo de secretário de Obras.
Ele teve participação expressiva no crescimento do município. Dentre as várias ações, doou 50 hectares para a implantação do Distrito Industrial, que leva o nome do seu filho, Marcos Francisco de Moraes (in memoriam).
O prefeito Leandro Felix decretou luto oficial de 3 dias. “Neste momento de dor, queremos externar nossos mais profundos sentimentos à família, em especial à sua esposa, Geni, e às suas filhas, Simone e Letícia”. “Que a memória de sr. Francisco Pinardi de Moraes inspire a todos nós a continuar trabalhando pelo progresso de Nova Mutum com a mesma dedicação e altruísmo que ele sempre demonstrou”.
O corpo foi trasladado para Nova Mutum, o velório começou nesta quarta-feira de manhã, na sala Orquídea do Memorial Capela Dois Irmãos e o sepultamento será à tarde.