A equipe de Mato Grosso, que representa o Brasil no Mundial Universitário de Futsal, vai disputar a semifinal contra a França, neste sábado, em Shangai, na China. Quem comanda o time é o treinador Marcus Penna, que é um dos técnicos atendidos pelo programa Olimpus MT, promovido pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer. Alguns dos jogadores também são beneficiados com Bolsa Atleta do programa.
A vaga na competição internacional foi garantida por uma faculdade, de Cuiabá, após participação nos Jogos Universitários Brasileiros 2023. Por meio de convênio com a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários, a secretaria estadual também custeou parte da viagem da equipe à China.
“Para nós é motivo de orgulho apoiar o esporte e os atletas de Mato Grosso. Estamos na torcida para que a equipe do nosso Estado enalteça mais uma vez o nome do país na competição. Que o esporte mato-grossense brilhe pelo mundo!”, enfatiza o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.
Em busca de manter a hegemonia do Brasil, que é hexacampeão da competição, a equipe terminou a chave de grupos como primeira colocada e segue com ótima campanha. Nesta sexta-feira (14), o duelo foi contra a Arábia Saudita, com vitória por 7 a 1, que assegurou seleção brasileiras entre as quatros melhores do Mundial.
Organizado pela Federação Internacional de Esporte Universitário, o Mundial Universitário de Futsal possui a chancela da FIFA e ocorre a cada dois anos, reunindo equipes de todo o mundo. Hexacampeã da competição, a seleção brasileira venceu a última edição que foi realizada em 2022, em Portugal.