O delegado regional da Polícia Civil, Sérgio Ribeiro de Araújo, afirmou, ao Só Notícias, que a Delegacia de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso deve ser implantada em breve, em Sinop, mas preferiu não indicar uma data. Um imóvel vai ser locado para instalação do órgão já esta sendo providenciado. “Estamos caminhando com os procedimentos, creio que em um período muito curto à delegacia já estará em funcionamento. Estamos procurando um lugar adequado para atender os usuários de forma humana”.
O delegado disse ainda que os usuários receberão atendimentos psicológico e amparo após a instalação da delegacia. “Estamos pensado em tudo, procuramos um lugar que não seja muito afastado da cidade para facilitar o acesso. Estamos providenciando todos os documentos necessários, já temos os profissionais efetivos e agora estamos buscando viaturas e mobiliários. Ainda não posso definir tempo um processo administrativo de locação tem suas burocracias mas a instalação deve acontecer bem mais rápido do que se espera”, afirmou o delegado.
A unidade solicitada é especializada no acolhimento dos crimes de violência doméstica e sexual praticados contra as mulheres, bem como as crianças e adolescentes, independente de sexo. Ainda efetua o atendimento aos idosos que necessitam de atenção especial em casos de maus-tratos, abusos e crimes conexos. Para que o serviço oferecido a sociedade seja completo, existe a necessidade de convênio com outros órgãos estaduais, municipais e faculdades, no tocante à assistência psicológica, social e outros profissionais específicos.