PUBLICIDADE

Acadêmicos da Unemat conquistam 3º lugar em competição mundial de computação

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Os alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Cáceres, Bruno Ormonde, Ikaro David e Leo Walker e o professor Marcos Paulo de Mesquita foram recebidos, hoje, pela reitora, Vera Maquêa, o vice-reitor, Alexandre Porto, e homenageados pela conquista do 3º lugar na fase mundial da Huawei ICT Competition 2023-2024 realizada na China entre os dias 23 e 26 de maio, na cidade de Shenzhen.

A colocação pela categoria Computing (Computação) veio após a classificação da equipe em 1º lugar na fase nacional – Brasil, disputada em São Paulo, e o 3º lugar na fase regional – América Latina (LaTam), organizada no México e realizada de forma remota. Durante as fases da competição Bruno, Ikaro e Leo encontravam soluções para as situações problemas dos cases apresentados por meio de provas. O trio de acadêmicos chegou ao pódio da competição mundial disputada entre aproximadamente 170 mil estudantes de duas mil universidades e faculdades de mais de 80 países, divididos em cerca de 160 equipes. A Unemat brilhou ao conquistar o terceiro lugar global na categoria Computing, mostrando a força e dedicação de seus estudantes e professores durante a 8ª edição da Huawei ICT Competition deste ano.

Vera parabenizou a equipe pela conquista. “A importância de obter resultados como esse, sendo uma universidade fora dos grandes centros, vem comprovar que o que fazemos aqui está conectado, está sintonizado com o que tem se tem ponta, de forma globalizada. Isso empodera muito vocês e o processo de formação que temos aqui. Hoje a China tem investido muito no Brasil, porque tem uma série de interesses, como o uso da tecnologia e, em Mato Grosso, especialmente, pelo agronegócio. Tudo isso está muito articulado”, frisou a reitora que também parabenizou o professor pela motivação e pela aposta na capacidade dos alunos.

Os alunos que já tinham conquistado, no ano anterior, o 3º lugar na fase nacional, quando só acessavam a fase mundial os primeiros colocados das quatro modalidades da competição desejam que mais colegas participem das próximas edições da competição e já se colocaram a disposição. O assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais da Unemat, professor Anderson Amaral, frisou que a equipe é exemplo e inspiração para todos os alunos da Unemat.

“A competição é só a ponta do iceberg de um projeto maior que é o ICT Academy que a Huawei tem, de parceria com as universidades, de fomentar o uso das tecnologias mas, que vai além da tecnologia, envolve outras áreas e todo processo de ensino. É um projeto de nação da China que nós não podemos ficar alheios”, explica o professor Marcos Mesquita.

Além da Unemat, o Brasil também fez história na China, com os resultados obtidos pelos estados de Mato Grosso, Bahia, Paraíba e Paraná. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) conquistou o 1º lugar na categoria Inovação, o 2º na categoria Network e o 3º na categoria Cloud. O professor Givanildo Jesus Santos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi eleito o Instrutor mais valioso e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) apresentou um case global de educação inclusiva com a “História de Patrick”, uma trajetória de qualificação e sucesso profissional para um aluno com deficiência visual, superando grandes desafios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE