PUBLICIDADE

Procura por empregos cresce em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Mato Grosso registrou aumento de 5,68% no número de trabalhadores inscritos nos 27 postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado, no 1º quadrimestre deste ano. No período foram atendidas 22,611 mil pessoas à procura de uma colocação no mercado formal de trabalho, ante 21,394 mil inscritas no mesmo período do ano passado.

Da quantidade de profissionais inscritos no banco de dados do sistema oficial, 24,177 mil foram encaminhados para vagas de trabalho disponíveis no Estado. O número de direcionamentos às entrevistas de emprego cresceu 17,23% em comparação com o mesmo intervalo de 2016, quando 20,622 mil candidatos foram atendidos, apontam os dados do Sine.

Já o aproveitamento das vagas recuou em 28,05% no acumulado quadrimestral, quando passou de 6,665 mil inserções de janeiro a abril do ano passado para 4,795 mil contratações este ano. “Há 5 meses eu compareço à unidade do Sine em Cuiabá quase toda semana. Já fui encaminhado para entrevista de emprego e fico na expectativa de que irão ligar (os empregadores), mas não entram em contato”, relata o trabalhador Osvaldo Velasco, 56.

Para ele, a idade é um complicador, apesar da experiência acumulada como motorista no transporte de cargas e passageiros e também como zelador. “Meu último emprego foi como porteiro de um edifício e trabalhei nessa fun- ção durante 2 anos”, detalha. Na mesma situação está Maurício Benedito Mendes Catarino, 33. Ele procura emprego há 2 anos e busca atuar nas áreas da construção civil e indústria da alimentação. “Trabalhei como auxiliar de produção e servente de obras. Meu último emprego foi numa indústria que demitiu quase 30 funcionários para reduzir gastos”, relembra.

Apesar da dificuldade de muitos trabalhadores para conseguir a reinserção no mercado de trabalho, a disponibilidade de vagas de emprego está maior este ano em Mato Grosso. Os dados estatísticos extraídos do banco de dados federal pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) apontam a oferta de 2,194 mil vagas de emprego em todo o Estado, sendo 14,56% a mais que as 1,915 mil vagas abertas nos 4 primeiros meses do ano passado.

Recém-formada no curso de Química, Jéssica Rodrigues, 25, estudava o dia todo e era bolsista em um projeto de pesquisa na faculdade. Agora busca a 1ª experiência no mercado formal de trabalho. “Sei que está difícil, tenho vários colegas que se formaram e ainda não conseguiram, mas vou distribuir currículos e estou com esperança de conseguir”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE