O percentual positivo de crescimento de 2,7% foi confirmou pela secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Finanças, ao Só Notícias. O município teve 302 novos empreendimentos comerciais, ano passado. Em 2015, foi constatado que 294 empresas iniciaram suas atividades. Este ano já foram criadas 91 empresas de janeiro até agora.
No entanto, 105 empresas fecharam suas portas em 2016. Já em 2015, a quantidade foi maior 117. Requereram fechamentos dos negócios em 2017, até o momento, 34 empreendedores. No munícipio, ainda não existe um detalhamento por segmento comercial.
Segundo o secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Mauro Chagas, a economia luverdense é a principal motivação para abertura de novos empreendimentos. “A economia voltada para agroindústria, construção de novas indústria de etanol e ampliação da empresa de abate de frangos. Lucas é capital da agroindústria”.
Ainda de acordo com Chagas, os incentivos fiscais garantem estabilidade aos empresários que buscam investir no munícipio. "Incentivamos com espaço empreendedor, lotes no Distrito Industrial, isenção de até três anos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (Issqn) e alvará para quem se estabelecer nesse local. Os lotes são abaixo do preço de mercado. Além disso, existe estrutura excelente das escolas e postos de saúde e qualidade de vida”