O debate sobre ações que possam mitigar os efeitos da crise climática e garantir o futuro do Planeta ganha força no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), que realizará sua 12ª Semana do Meio Ambiente a partir desta quarta-feira. Temas como reflorestamento e desenvolvimento sustentável serão destaque neste ano.
Desenvolvida pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, liderada pelo presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, a programação segue até sexta-feira com feira da agricultura familiar e exposição de artesanato sustentável. Ao longo dos três dias também serão doadas mudas de diversas espécies, visando a contribuição dos servidores com o reflorestamento.
Na ocasião, também será lançado o berçário permanente de mudas do TCE-MT, que tem mais de 600 plantas ornamentais, nativas e medicinais do tribunal, que priorizou a reciclagem e a reutilização de materiais para produzir os vasos, como latas de tinta, pneus antigos e partes de móveis danificados.
Haverá ainda oficina de técnicas de modelagem e produção de cerâmica direcionada aos alunos da Escola Estadual Militar Dom Pedro II, que, no último mês, participaram de ação educativa no TCE. A argila utilizada no processo é resultado dos substratos de estações de tratamento de água e esgoto (ETAs e ETEs).
A Semana do Meio Ambiente conta com parceria da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio ) e Serviço Social do Comércio.