A feira comercial e agrícola – a ExpoMutum- não será realizada este ano devido ao momento econômico com adversidades financeiras e porque a prefeitura está fazendo investimentos consideráveis no projeto de implantação do Parque Tecnológico. Na feira, empresas de diversos segmentos apresentavam seus produtos e serviços, também havia shows nacionais, rodeio e outras atrações. Ano passado, o município investiu mais R$ 600 mil na Expomutum. Agora, este ano, este recurso será revertido para as obras de infraestrutura do Parque tecnológico que será construído entre a MT-235 e uma indústria no setor de agronegócio. Cerca de R$ 200 mil vão ser aplicados nas obras de iluminação do estádio municipal, no Bairro Colina para viabilizar diversas competições e atividades de lazer.
O secretário de Indústria e Comércio, Renato Kremer, explicou, hoje, em entrevista coletiva, que o parque atual, às margens da BR-163, é da década de 90 e não foi ampliado. "Precisamos remodelar o Parque de Exposições, projetar uma nova estrutura, com espaços adequados as nossas necessidades atuais", defendeu.
A implantação de Parque Tecnológico e um Parque Industrial no Município foi iniciada ano passado e faz parte dos eixos previstos no Plano Diretor, aprovado em 2015 após uma série de audiências públicas com segmentos da sociedade que auxiliaram na confecção do Plano prevendo crescimento planejado de Nova Mutum pelos próximos 30 anos, e transformar o município em um novo Pólo de Desenvolvimento Tecnológico do Estado. A área destinada tem 150 hectares.
O vice-prefeito Leandro Félix explicou que o parque proporcionará para o município um grande salto. "Inúmeras áreas serão fomentadas, gerando empregos, renda e desenvolvimento a nossa cidade. Nosso planejamento garantirá o futuro, mas tende ser executado agora. Já estamos trabalhando neste processo há algum tempo, com documentação das áreas doadas e agora que já temos um norte de ação definido queremos nos unir com os segmentos organizados para tornar Nova Mutum mais um pólo de desenvolvimento tecnológico de Mato Grosso", afirma, através da assessoria.