Mato Grosso terá de qualificar 207 mil trabalhadores na indústria ou em atividades de serviços e de comércio que atendam, direta ou indiretamente, o setor industrial nos próximos 4 anos. O número consta no Mapa do Trabalho, lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em 2016. O estudo estima que em todo o país, cerca de 13 milhões de pessoas passem pela qualificação profissional, por cursos técnicos ou tecnólogos até 2020.
Segundo balanço do Senai Mato Grosso, no ano passado 76,7 mil estudantes se matricularam em atividades oferecidas pela instituição, envolvendo cursos de iniciação profissional, qualificação, cursos técnicos, de aperfeiçoamento, Educação a Distância (EAD) e ensino superior. Desde 2010, o contingente de alunos atendidos chega a 700 mil em todo o Estado. Tomando por base esses números, pode-se dizer que o Estado atingirá tranquilamente a meta de qualificação profissional, bastando atender, entre 2017 e 2020, cerca de 52 mil pessoas a cada ano.
As áreas que mais vão demandar formação profissional no Estado tendem a ser construção (58.228), meio ambiente e produção (42.485), alimentos (37.609), metalmecânica (24.574), veículos (9.832), energia (8.169), madeira e móveis (7.453), tecnologias da informação e comunicação (7.009), vestuário e calçados (5.555), petroquímica e química (2.369), mineração (2.351), papel e gráfica (1.541), pesquisa, desenvolvimento e design (603).
“A Educação Profissional cria e facilita o acesso do jovem ao mercado de trabalho, dando cidadania, autoestima e respeito. Um jovem que inicia um bom curso técnico, logo faz estágio, começa a trabalhar e pode fazer um curso superior, graduação tradicional ou tecnológica, e seguir para um doutorado pelo viés da educação profissional”, afirma o diretor de operações do Senai Nacional, Gustavo Leal.
Na avaliação dele, o momento de crise que o país atravessa só reforça a importância da agenda da educação, ainda mais pelas rápidas transformações provenientes da quarta Revolução Industrial (indústria 4.0). O termo se refere à integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais, desde o desenvolvimento até o uso.
Durante evento comemorativo aos 40 anos do Senai Mato Grosso, realizado na semana passada em Cuiabá, o diretor de Operações do Senai Nacional ministrou a palestra Educação Profissional, Tecnologia e Inovação: Desafios e Oportunidades, e uma de suas falas fazia referência aos caminhos trilhados pela educação que visa a formação profissional dos jovens brasileiros. ‘Preparamos as pessoas para fazer o Enem, mas aqueles que não passam ou não têm condições de continuar os estudos, saem do colégio sem nenhum tipo de habilidade ou competência que o mercado demande’.