PUBLICIDADE

Deputado de Mato Grosso diz que 4 dispositivos anulados são ‘vitória de CACs e clubes de tiro”

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)

O deputado federal mato-grossense coronel Assis (União) avaliou que a aprovação do projeto de decreto legislativo 206/24, anula quatro disposições do “decreto desarmamentista” do governo Lula e que “sem dúvidas, foi uma das nossas maiores batalhas!”. Entre as medidas revogadas está a exigência de que clubes de tiro fiquem a mais de 1 km de distância de instituições de ensino. Assis considera “uma regra sem fundamento técnico e criada apenas para dificultar a prática dos CACs” (colecionador, atirador desportivo e caçador) e, “além disso, a regra da habitualidade por calibre, que era inviável, também foi eliminada”.

O deputado também apontou que “outro avanço importante é que não será mais necessário obter CR (certificado de registro) para possuir uma arminha de pressão. “Estamos cientes do sofrimento enfrentado pelos colecionadores e atiradores desportivos sob o atual governo e, por isso, não mediremos esforços para continuar lutando para mitigar esses impactos negativos”. Assis, ex-comandante geral da PM em Mato Grosso, avalia que os pontos derrubado pelos parlamentares representa “vitória dos clubes de tiros e CACs”.

As mudanças aprovadas na Câmara vão ser votadas, agora, pelo Senado. O texto exclui do decreto presidencial três definições: arma de fogo histórica: assim declarada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e marcada com brasão ou símbolo nacional ou estrangeiro; de origem colonial; utilizada em guerra, combate ou batalha; que pertenceu a personalidade ou esteve em evento histórico; ou que possa ser considerada rara e única;

Também ficou excluído do decreto arma de fogo de acervo de coleção fabricada há 40 anos ou mais cujo conjunto ressalta a evolução tecnológica de suas características e de seu modelo; Quando a atirador desportivo pessoa física registrada pelo Comando do Exército por meio do certificado de registro (CR), filiada a entidade de tiro desportivo e federação ou confederação que pratique habitualmente o tiro como modalidade de desporto de rendimento ou de desporto de formação, com emprego de arma de fogo ou ar comprimido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...
PUBLICIDADE