PUBLICIDADE

Sorriso: bombeiros vão treinar mais de 10 cães para operações militares

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

Sorriso será sede em nova etapa da certificação nacional de busca, resgate e salvamento com cães, visando qualificar 11 cachorros mato-grossenses (de raças como Border Collie, Labrador, Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois e outros) por meio de testes em cunho comportamental e exercícios de habilidade aplicáveis a cenários reais, no Estádio Egídio José Preima. O evento ocorrerá entre os dias 3 e 6 de junho, sob a organização da LigaBom ou Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares.

Conforme anunciado pela corporação, os treinos e provas estarão abertas ao público somente entre os dias 3 (14h às 17h) e 4 (7h às 10h), com a participação de 12 bombeiros na administração das atividades. Além de Sorriso, serão contemplados cães dos municípios de Sinop, Nova Mutum, Jaciara, Várzea Grande, Cuiabá, Tangará da Serra, Juína e Barra do Garças. Foi confirmado ao Só Notícias que, devido a problemas logísticos, não haverá a participação de outros animais dos demais estados brasileiros.

O tenente dos bombeiros em Sorriso, Thiago Soares Reis, detalhou que as avaliações visam testar a eficiência do cão e credenciá-lo como apto aos trabalhos, tanto em áreas rurais quanto urbanas. “É um ponto sensível fazermos essa certificação com a maior qualidade, devido às tragédias recentes no Rio Grande do Sul”, “eles também serão habilitados para atuar durante 3 anos aqui em nosso Estado”.

Serão 5 tipos de provas entre testes de obediência e simulados práticos, incluindo a participação dos condutores de cada animal, segundo Reis. “O cão não pode falhar numa operação real, pois a partir do momento em que um cão habilitado em remanescentes mortais (localização de restos humanos) passar por cima de um solo que pode ter um corpo enterrado e não acusa nada, aquela área toda é descartada”.

Parte dos binômios certificados já devem ser enviados para apoio direto às guarnições em RS e “substituíram a equipe que está lá, inclusive a cadela Maia e sua operadora Daiane, que vão retroagir para o município de Sorriso após um mês de excelência em atividade”, concluiu o tenente.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE