O fotógrafo e guia de turismo Branco Arruda registrou o ataque de uma onça-pintada, batizada como Ti, contra um jacaré, no rio Cuiabá, próximo ao Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé (104 km da capital). O registro foi feito na última terça-feira.
Nas filmagens, é possível ver o Ti se aproximando do jacaré. Ela pula na água e mergulha. Os dois animais travam uma verdadeira batalha dentro da água e desaparecem por alguns segundos debaixo da água. O réptil tentou reagir, mas não conseguiu e foi arrastado para a vegetação.
Ao Só Notícias, o guia explicou como reconheceu que o felino se trata de Ti. “As onças têm a digital delas na testa. Cada uma tem o desenho diferente bem na testa dela e também por causa das pintas. Tira a foto e compara”, explicou.
A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas, o terceiro maior felino do mundo, atrás apenas do tigre e do leão. É conhecida por diversos nomes nas diferentes regiões onde ocorre: onça-preta, jaguar, jaguaretê, yaguareté, tigre, canguçu, pintada, pinima, pinima-malha-larga e pixuna.
Considerada um predador do topo da cadeia, a onça-pintada reina absoluta nos ambientes onde vive, alimentando-se de pequenos tatus e cutias a jacarés e antas. Elas controlam populações de presas e são de extrema importância no equilíbrio dos ecossistemas onde estão inseridas. São carnívoras estritas, ou seja, alimentam-se exclusivamente de carne. Levando em consideração a proporção, têm a mordida mais poderosa entre os felinos, inclusive mais forte que a do tigre e a do leão.
É um animal com hábitos predominantemente crepusculares e noturnos, sendo mais ativo ao anoitecer e ao amanhecer, embora não seja raro encontrá-lo se deslocando e caçando durante a luz do dia.
Inscreva-se no canal de Só Notícias no You Tube clicando aqui