A prefeitura concluiu a contratação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para fornecimento de serviços de avaliação da fluência em leitura com estudantes entre 2º ao 6º ano do ensino fundamental, além da disponibilização de curso voltado ao desenvolvimento profissional do corpo docente nas escolas do município.
As etapas propostas serão realizadas com o auxílio de plataforma digital, no decorrer dos meses de setembro a dezembro. Serão feitos o recebimento e validação da base institucional, seleção dos itens, montagem dos cadernos de teste, elaboração dos materiais para o treinamento, editoração e diagramação dos instrumentos de avaliação, treinamento para aplicação, publicação dos instrumentos na plataforma, realização da verificação, entre outros pontos.
A secretaria municipal de Educação especificou, através do edital, que “a avaliação de desempenho dos estudantes é uma das estratégias para assegurar os conhecimentos previstos anualmente”, “por meio da sistematização das informações recolhidas, de cunho investigativo. A avaliação tem um caráter interativo, a partir da interpretação dos dados por ela fornecidos, acerca do que os alunos sabem e são capazes de fazer” .
As atividades devem garantir mecanismos para o apoio à aprendizagem e comprometimento com a reflexão crítica e permanente sobre o cotidiano escolar. A pasta ainda ressaltou que “ao educador, compete buscar o aperfeiçoamento da sua prática, ou seja, a capacidade de ação-reflexão-ação, caracterizada como um processo de interpretação e intervenção sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem”.
O curso de qualificação está previsto para início de junho. O valor estipulado das atividades é de R$ 29 mil.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.