A partir do monitoramento dos alertas de alteração de vegetação, identificados pelos satélites Planet, a secretaria estadual de Meio Ambiente, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, realizou uma nova fase da Operação Amazônia, que terminou hoje. A ação, iniciada no dia 14 deste mês, resultou na apreensão em flagrante de um caminhão, quatro tratores de esteira, uma pá carregadeira e uma colheitadeira.
A operação batizada de Nômade – devido aos alvos fiscalizados serem definidos no decorrer da ação – aconteceu nos municípios de Tapurah, Marcelândia e União do Sul, no Norte de Mato Grosso. Com base nos dados do sistema de fiscalização em tempo real, a estratégia das equipes foi identificar os locais e o andamento das infrações. Como resultado, conseguiram por fim aos crimes ambientais no momento que eram realizados.
Em sete propriedades, foram aplicados seis autos de infração e sete termos de embargo e identificados desmatamento em área de especial preservação, exploração seletiva em área de especial preservação, descumprimento de embargo, impedir regeneração de vegetação nativa e exercer atividade potencialmente poluidora sem autorização.As autuações e embargos estão sendo calculados pelas equipes.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.