A segunda passarela para travessia de pedestre de Sorriso começa a ser construída no km 752 da BR-163 pela Nova Rota do Oeste, cumprindo mais um compromisso firmado pela Concessionária na assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ainda em 2024, serão iniciadas as obras para implantação de mais três estruturas nas travessias urbanas de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop.
A passarela projetada para atender à demanda da população de Sorriso conta com uma travessia de 30 metros por cima da rodovia e quatro rampas de acesso com 20,4 metros em cada um dos sentidos para garantir a acessibilidade. A obra está orçada em aproximadamente R$ 3,8 milhões. A previsão de conclusão pactuada com a ANTT é abril de 2025.
O gerente de Obras da concessionária, Jhonatan Bezera Van der Sand, explica que a configuração atual da passarela foi planejada para integrar-se de forma eficiente ao ambiente urbano, reduzindo transtornos durante a construção e garantindo uma solução prática e segura para a travessia dos pedestres sobre a BR-163.
Desta forma, a concessionária contratou empresa especializada para execução do projeto e dividiu o serviço em duas etapas. A estrutura metálica é construída em local diverso da instalação e será transportado para o km 752 da BR-163 quando a fundação estiver preparada para o recebimento e montagem.
Simultaneamente, uma equipe trabalha em campo nas fundações com estacas pré-moldadas. O espaço também contará com sistema de drenagem, iluminação adequada para a travessia sem ofuscamento da visão do motorista, paisagismo, abrigos para paradas de ônibus.
A construção de uma passarela no km 752 da BR-163 é um desejo antigo da população e atende ao pedido da prefeitura de Sorriso diante do intenso fluxo de pessoas que precisam efetuar a travessia da rodovia diariamente. Paralelamente ao pedido, a concessionária realizou um estudo detalhado sobre as características da travessia urbana município e identificou que mais de 400 pessoas atravessam a pista diariamente neste ponto.
Ao todo, o termo de ajustamento prevê a implantação de sete passarelas, sendo o início das obras de quatro delas estipuladas para este e o restante em 2025.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.