A prefeitura contratou os serviços de plataforma virtual voltada ao setor pedagógico visando o fornecimento de cursos especializados em educação especial e com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA) para professores reforçando as atividades de formação e treinamento complementar. O processo ocorreu na semana passada.
Serão disponibilizados 40 perfis de acesso aos conteúdos em ensino à distância. Estão entre os temas a alfabetização e ABA (Análise de Comportamento Aplicado), avaliação de comportamentos ou problemas adaptados às salas de aula, formação em ABA para professores, plano educacional individualizado, ansiedade matemática e análise de comportamento.
Também serão ofertados materiais quanto a ensino de precisão, método Happy Medium Approach (HMA), contribuições da ABA para a educação, controle e discriminação de estímulos, análise de comportamento informada por trauma, entre outros a serem inseridos mensalmente na plataforma, em sistema de formação continuada, conforme especificado no edital.
Ainda estão previstas reuniões de psicopedagogia e ABA quinzenais, via grupo de discussão virtual ao vivo, onde todos os professores participantes poderão tirar dúvidas e discutir os assuntos com psicopedagogo em tempo real. O cronograma desses encontros será disponibilizado na plataforma pela empresa contratada.
Segundo definição do executivo, as ações devem abranger o “treino de habilidades em diversas áreas da vida desenhados após rigorosa avaliação de repertório do sujeito e operacionalizado em um plano ensino individualizado, a todas as deficiências, especialmente para o Transtorno do Espectro Autista”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.