PUBLICIDADE

Expedição SER Família Mulher é lançada pelo governo e Virginia diz que foco é combater violência

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Jana Pessôa/assessoria)

O projeto Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, foi lançado pelo governo do Estado, ontem, para mobilizar um conjunto de ações nos municípios mato-grossenses com o objetivo de fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres. A força-tarefa será realizada em 15 regiões integradas da Segurança Pública onde serão oferecidas capacitações às equipes da rede socioassistencial. O projeto foi apresentado pela secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho. “A iniciativa será executada por meio da secretaria, através da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais e da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres – SER Família Mulher. Além da mobilização dos gestores municipais, a Expedição tem o objetivo de promover o assessoramento para a criação dos OPM, capacitações para a implementação do Programa SER Família Mulher, dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e da Casa de Eurídice”, explicou.

“Eu gostaria de estar aqui para dizer que os números de violência doméstica e feminicídio caíram em nosso estado, mas infelizmente esta não é nossa realidade. Por esse motivo, estamos hoje reunidos para fazer a nossa parte enquanto Estado, criando mais uma ferramenta de combate aos crimes contra a mulher e os vulneráveis”, afirmou Virginia, acrescentando que espera posicionamento do Congresso Nacional quanto à reestruturação de leis para o combate à violência doméstica. “Ainda tenho esperança de uma ação eficaz do Congresso para que leis mais duras sejam implementadas para banir os crimes bárbaros que têm ocorrido todos os dias, não apenas em Mato Grosso, mas em todo o país. A Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas terá a missão de dar o suporte necessário aos municípios onde muitos crimes de feminicídio e violência doméstica têm altos índices”, explicou.

A expedição tem apoio e parcerias das prefeituras, Associação Mato-grossense dos Municípios, Polícia Civil, PM, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e demais entidades.

Para o governador Mauro Mendes, mais importante que implantar um novo projeto para combater a violência doméstica e o feminicídio é reconhecer a realidade que o Estado enfrenta. “Confesso a vocês que enquanto eu ouvia os discursos, senti um misto de vergonha, tristeza com um pouco de alegria e até mesmo de esperança. Tristeza e alegria por saber que estamos aqui para lançar uma ação extremamente importante face a uma realidade tão vergonhosa, que nós temos em MT, mas estamos reconhecendo que existe o problema”, ressaltou.

Mauro ainda citou a raiz da violência no país. “Na minha opinião, o DNA da violência no Brasil é a sensação de impunidade, onde as pessoas perderam o medo da justiça. Cabe ao Congresso Nacional ter a competência e a coragem para começar a reescrever uma nova história nesse país. A primeira-dama Virginia Mendes está de parabéns pela dedicação aos projetos, bem como o governo do Estado e todos os atores envolvidos”.

O secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, explicou que políticas públicas são fundamentais para promover um estado igualitário. “Promover igualdade exige políticas sérias, exige compromisso e muito investimento, e graças ao trabalho sério que o Governo do Estado tem feito, é possível fazer investimentos como este. A primeira-dama Virginia Mendes lidera hoje o que eu considero um dos programas mais completos que o estado já teve e do país”, declarou.

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, destacou a parceria como uma aliança. “Como representante do Ministério Público de Justiça, é uma felicidade saber que nós não estamos mais atuando de maneira formal e processual, mas que encontramos aliados de primeira grandeza. Essa ação nos dá um alento, para que possamos juntos fazer esse enfrentamento”, avaliou.

A defensora-geral do Estado, Luziane Rodrigues, acrescentou que “Virginia Mendes é um exemplo para nós em todas as esferas. Muito obrigada por sua bandeira e pela sua luta, que, juntamente com o governador, sempre tem atuado na defesa das pessoas mais vulneráveis. Os números que temos são muito tristes, mas são números que precisamos enfrentar”, salientou.

Também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Estado, a fim de viabilizar a disponibilização das informações de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE