Recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Lucas do Rio Verde tem o maior índice de alfabetização no Estado com taxa de 97,16% da população, com 15 ou mais anos de idade sabendo ler e escrever, e está acima da média do estado (94,19%) e do país (93%). Os dados têm como base o Censo Demográfico 2022. Em segundo ficou Primavera do Leste, com 96,81%, e em terceiro Cuiabá, com 96,73%.
Dentre as diversas ações realizadas pelo município, uma que é realizada, em parceria com o Governo do Estado, é o programa “Mais MT Muxirum”, destinadas para jovens e adultos – EJA, e tem como objetivo reduzir a taxa de analfabetismo.
“A educação como um todo contribui para a formação de uma força de trabalho mais qualificada, com mais renda, como também para o fortalecimento do empreendedorismo, estimulando o desenvolvimento econômico local. Por isso é muito importante o nosso apoio, do poder público, em ações que melhorem, cada vez mais, esses índices e a vida das pessoas”, analisou, através da assessoria, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.