O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, publicou uma resolução que proíbe que parlamentares da legenda, gravem vídeo de apoio às candidaturas de outros partidos nas eleições deste ano. O documento ainda alerta que quem desrespeitar o comunicado estará sujeito “à instauração de processo ético disciplinar, detentor de mandato eletivo que apoiar, clara ou veladamente, candidato de outro partido, em eleição que o Partido Liberal tenha candidatos”.
O comunicado atinge diretamente os deputados estaduais Elizeu Nascimento, Gilberto Cattani e o federal Abílio Brunini. Em Cuiabá, Abílio é pré-candidato a prefeito e o deputado Elizeu já comunicou que não irá apoiá-lo alegando que Abílio barrou a filiação do irmão, vereador Cezinha Nascimento (União) na sigla. Elizeu já comunicou isso oficialmente e tinha o aval do presidente estadual do PL, Ananias Filho, que o liberou e a tendência é de apoiar Eduardo Botelho (União).
Em Sinop, o PL tem o prefeito Roberto Dorner, recém-filiado na sigla, pré-candidato à reeleição. A empresária Mirtes Grotti deixou a sigla, após ele se filiar, e entrou no partido Novo para disputar a prefeitura. Abílio e Gilberto Cattani manifestaram apoio a empresária.
A decisão da cúpula nacional do PL acrescenta que, “com a veiculação das gravações de apoiamento a pré-candidatos, temos constatado que diversas mensagens de apoio estão sendo gravadas em prol de candidatos de outras agremiações partidárias, o que acaba por gerar desinformação junto ao eleitorado local, além de prejudicar os pré-candidatos do Partido Liberal” e acrescenta para que os parlamentares devem evitar “que sejam levadas a efeito mensagens de apoio a candidatos de outros partidos políticos, priorizando exclusivamente que tais mensagens sejam destinadas apenas aos pré-candidatos do PL nas eleições municipais”. “Assim estaremos trabalhando para o fortalecimento dos candidatos do Partido Liberal e o crescimento de nosso partido em todo território nacional”, conclui.