Mato Grosso será sede do Grande Prêmio Internacional de Atletismo, nesta quarta-feira (15), no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A competição contará com atletas brasileiros e estrangeiros que estão na corrida olímpica pelos índices estabelecidos pela World Athletics ou pontos no ranking mundial para os Jogos de Paris 2024, que será realizado de 1º a 11 de agosto.
Muitos esportistas que disputaram o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, realizado neste final de semana, permaneceram em Cuiabá com a equipe do atletismo Brasil e voltam para a pista para mais uma disputa. Entre eles, dois atletas mato-grossenses, Lissandra Campos (Nossa Senhora do Livramento), que disputa a prova de salto em distância, e o esportista Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças), que disputa a prova dos 1.500 m.
O GP Cuiabá é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo com patrocínio do Governo Federal, apoio do Governo do Estado e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso, UFMT e SESI-MT.
“Tivemos o Ibero-Americano de Atletismo, que trouxe os melhores atletas de língua espanhola e portuguesa do mundo para Mato Grosso. Foram três dias de competições com excelentes resultados, 10 mil pessoas nas arquibancadas acompanhando este grandioso evento e o GP é mais uma oportunidade para a população mato-grossense ver de perto dois jovens atletas, bolsistas do Olimpus MT, nos representando e entregando o melhor do atletismo em casa”, convidou o secretário, Jefferson Carvalho Neves.
A cerimônia de abertura do GP Brasil – Cuiabá está marcada para às 18h30 e as provas começam na sequência, com entrada franca para o público e transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da CBAt.
As provas do GP Cuiabá serão realizadas das 19h às 21h30: no feminino – 200 m, 400 m, 800 m, 100 m com barreiras, 400 m com barreiras, salto em altura, salto em distância, salto triplo, salto com vara, arremesso do peso, lançamento do dardo e lançamento do disco; e no masculino – 200 m, 400 m, 800 m, 1.500 m, 110 m com barreiras, 400 m com barreiras, salto em altura, salto em distância, arremesso do peso e lançamento do dardo.