O velório da deputada federal mato-grossense Amália Barros, é na Estação Educação-prefeitura em Mogi Mirim (435 km da capital paulista) e iniciou esta tarde. O sepultamento será nesta segunda-feira, às 11 horas, onde foi enterrado seu pai, ex-vereador Albino Bino Peres de Barros, 71 anos, que faleceu há cerca de 4 meses. A mãe da deputada é secretária de Relações Institucionais da prefeitura de Mogi Mirim. O caixão de Amália é coberto pela bandeira de Mato Grosso. O senador Wellington Fagundes, as deputadas coronel Fernanda e Gisela Simona, o secretário chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, foram algumas das lideranças de Mato Grosso que estiveram no velório
Ela morreu ontem, no final da noite, em um hospital em São Paulo, aos 39 anos, em decorrência de complicações após ser submetida à cirurgia para remover nódulo no pâncreas. Ela estava internada desde o dia 1º e passou por mais três cirurgias após a remoção do nódulo. O quadro permaneceu grave e, neste sábado, era prevista cirurgia no fígado.
O corpo será trasladado logo mais de São Paulo. Amalia residia em Campo Novo dos Parecis (400 km de Cuiabá), sua base eleitoral e onde esteve, mês passado, com o ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem era amiga pessoal assim como da ex-primeira dama Michele.
Ela exercia primeiro mandato de deputada federal com base eleitoral em Campo Novo dos Parecis onde esteve, recentemente, com o ex-presidente Bolsonaro. Era presidente do PL Mulher em Mato Grosso e vice-presidente nacional da sigla. Amália era amiga pessoal da ex-primeira dama Michele Bolsonaro e do ex-presidente. Na visita de Bolsonaro a Cuiabá, há cerca de 40 dias para lançamento da pré-candidatura de Abílio Brunini a prefeito de Cuiabá, ela esteve ao lado do ex-presidente na carreata.
Conforme Só Notícias já informou, inúmeras lideranças políticas externaram pesar. O ex-presidente Bolsonaro escreveu que “com muita dor informo o passamento da nossa amiga irmã deputada federal Amália Barros, de Mato Grosso. Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos”. A amiga e ex-primeira dama Michele Bolsonaro, também lamentou. “Vou te amar pra sempre minha amiga, você está nos braços do nosso pai”, escreveu.
O governador Mauro Mendes (União) e a primeira-dama Virginia Mendes prestaram condolências à família e aos amigos da parlamentar. “Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da deputada Amália Barros. Sua partida prematura deixa um vazio imensurável na política brasileira. Amália foi uma figura incansável na defesa dos direitos e no combate às injustiças. Seu compromisso e dedicação serão lembrados com respeito e admiração. Enviamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos nesse momento de luto”, lamentaram.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL) manifestou pesar. “Quero externar meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos da deputada. Que neste momento de dor, Deus possa consolar a todos”, externou.
O vice-governador Otaviano Pivetta declarou que “é com muita tristeza que recebo a notícia da passagem da querida amiga Amália. Tive o privilégio de conhecê-la, sempre alegre e gentil com todos. Amália deixa um legado lindo, não só na política, durante sua breve passagem como Deputada Federal, mas, principalmente, para a sociedade, com o seu olhar sensível às pessoas, defesa aguerrida da família, orgulho em professar sua fé e seu entusiasmo pela vida”.
O deputado federal coronel Assis disse que “ainda estou sem palavras. Perdemos uma grande grande amiga e o nosso Mato Grosso perdeu uma grande representante. Seu legado de luta e amor ao próximo nunca morrerá. Descanse em paz, minha amiga! Que Deus te conceda o descanso eterno”.
O coordenador da bancada federal de Mato Grosso, deputado Juarez Costa (MDB) lamentou “profundamente com pesar, a triste notícia do falecimento da nossa colega de parlamento”. “Sua contribuição e legado serão sempre lembrados. Que descanse em paz!”. A deputada coronel Fernanda postou mensagem de pesar para familiares. “Rogando a Deus que conforte seus corações”.
O deputado federal Abílio Brunini, amigo de Amália , que havia visitado ela no hospital fez homenagem emocionada: “Hoje perdemos uma guerreira na terra mas ganhamos uma aliada no céu . Obrigado por toda sua luta”.
O deputado federal José Medeiros (PL) manifestou profundo pesar. “Vá em paz minha amiga. Sua trajetória foi gigantesca e seu legado foi brilhante. Teu nome é uma lei e tua atuação ficará eternizada “reconheceu Medeiros. “Todos nós que tivemos a honra de conviver contigo vivemos agora um sentimento de enorme gratidão”, acrescentou.
O senador Wellington Fagundes disse que “que Deus a receba em Sua infinita misericórdia e console o coração de toda a família nesse momento tão difícil”.
O ministro da Agricultura, Carlos Favaro (PSD), expressou “minhas condolências aos familiares da colega parlamentar, deputada federal de Mato Grosso, Amalia Barros, que nos deixou precocemente e seguiu para morada no reino dos céus ao lado do Senhor”.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que ela foi “um grande exemplo de superação de barreiras e de dedicação e amor ao próximo”.
A prefeitura de Mogi Mirim (SP) manifestou pesar e acrescentou que, “nascida em Mogi Mirim, Amália deixará saudades” e “se solidariza com os familiares e amigos nesse momento difícil”.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, declarou que “Mato Grosso perde uma grande mulher, que tanto lutou por causas tão importantes a nível nacional, mas sua partida deixará além da saudade, um legado de caráter e de luta pelas pessoas”.
O prefeito de Campo Novo dos. Parecis, Rafael Machado, decretou luto oficial de três dias.
O mandato de Amália será exercido pelo suplente Nelson Barbudo, que foi deputado na legislatura passada.
Em instantes mais detalhes
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.