O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Sinop já destinou 7 carretas, com capacidade de até 35 toneladas com donativos (roupas, calçados, comida, remédios, material de higiene) para milhares de desabrigados no Rio Grande do Sul pelas severas enchentes. A ação iniciada pelo CTG e Lions Clube está tendo apoio de entidades e centenas de voluntários. Ainda restam cerca de 6 carretas para levar alimentos, medicamentos e outros mantimentos para os gaúchos. São cerca de 350 toneladas em doações.
O presidente da Acrinorte, Moises Debastiani, informou, através da assessoria, que a partir desta sexta-feira o CTG não receberá mais doações de roupas e o foco será arrecadação de água, cesta básica, produtos de higiene pessoal que são os mais urgentes. Os sinopenses também doaram fogões, cobertores, colchões, medicamentos, dentre outros produtos.
Conforme Só Noticias já informou, a campanha de arrecadação iniciou no sábado e, rapidamente, centenas de voluntários passaram a ajudar na coleta e organização dos donativos. Alguns caminhões seguiram ontem ao Rio Grande do Sul para a Defesa Civil e nos CTGs das cidades onde as carretas conseguem chegar. As fortes chuvas derrubaram dezenas de pontes e abriram crateras em diversas rodovias deixando várias cidades isoladas.