O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está promovendo ações itinerantes em diversas cidades do Estado, incluindo Cuiabá, com o objetivo de manter os estoques de sangue e suprir a demanda existente. As iniciativas, realizadas por meio dos programas “MT Hemocentro Itinerante”, “Ir Para Incluir” e “Multiação”, contam com a colaboração de diversos parceiros e buscam facilitar a doação de sangue, alcançando diferentes públicos.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, ressalta a importância dessas campanhas e da unidade móvel. Segundo ela, essas ações não apenas reforçam o trabalho incansável da equipe, mas também incentivam a solidariedade de novos doadores.
“Além da nossa sede, onde os atendimentos não param, nós realizamos campanhas em cidades estratégicas do interior e com empresas e instituições privadas e públicas para conseguir realizar as coletas e suprir a manutenção do estoque de sangue. Essas ações são extremamente importantes, pois aproximam o MT Hemocentro da população e demais unidades da Hemorrede”, destacou.
As coletas ocorreram em Comodoro (06 a 10 de maio), Diamantino (13 a 17 de maio) e São José do Rio Claro (20 a 24 de maio). Em Cuiabá, As ações serão feitas Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (07 a 08 de maio), Assembleia de Greve Solidária da Universidade Federal de Mato Grosso (09 de maio), Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (10 de maio), no Trote Solidário da Universidade Federal de Mato Grosso (13 de maio), Câmara Municipal de Cuiabá (15 e 16 de maio), Multiação São João Del Rei (18 de maio), Semana da Conscientização de Medula Óssea (20 a 24 de maio), IFMT (20 a 24 de maio), entre outros pontos.
O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.
São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.