A natação de Mato Grosso conquistou um resultado inédito no Campeonato Brasileiro Federativo Juvenil, realizado na cidade de Mococa, interior de São Paulo. O responsável direto pelo feito foi a jovem promessa da modalidade, o nadador João Paulo, de 16 anos. Ele faturou a medalha de ouro na prova dos 50 metros livre, na última quinta-feira.
É a primeira vez que a natação estadual conquista um ouro no Campeonato Brasileiro. No início do ano 2000, Felipe Lima ainda quando garoto conquistou a medalha de bronze, porém, na época, ele nadava pelo Botafogo, clube filiado a Federação Carioca de Natação.
O professor de João Paulo em uma academia particular de Cuiabá, Jeferson Carvalho destaca o bom momento que vive o garoto na carreira. De acordo com ele, desde temporada passada, João já vem colecionando resultados satisfatórios. “Não é nenhuma surpresa esse resultado do João Paulo. Ele vem numa crescente muito boa. A medalha de ouro é fruto do trabalho que ele vem realizando”.
Além do medalhista de ouro na prova dos 50 metros livre, a equipe de Mato Grosso ainda conta com 11 nadadores na competição. A expectativa é a de conquistar ainda mais medalhas.
O Campeonato Brasileiro Federativo disputado em Mococa não é torneio seletivo. Mas credencia o nadador que se destacar a ser convocado para representar a natação brasileira em alguma competição internacional. Com o resultado, João Paulo sai na frente para ser convocado.